Atps algoritmo
GUSTAVO DAVID DE BRITO RA 7020330414
DIEGO PEREIRA DA SILVA RA 6851460904
LAZARO DONIZETE DE ASSIS JUNIOR RA 7021516466
JULIO CESAR VIANA RA 6854487921
LUIZ FELIPE OLIVEIRA DEFAVARI RA 6277252220
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – CICLO BÁSICO 1º ANO
ATPS: Algoritmos e Programação
1. Conceitos
Noção de Algoritmo Algoritmo: sequência de passos a serem seguidos para a resolução de um problema. Lógica de programação: coerência da racionalidade. Usada em todas as áreas.
Pseudolinguagem
A pseudolinguagem é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral na língua nativa do programador. Além disso, a pseudolinguagem não requer toda a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se detenha na lógica dos algoritmos e não no formalismo da sua representação. Na medida em que se obtém mais familiaridade com os algoritmos, então a pseudolinguagem pode ser traduzida para uma linguagem de programação.
2. Estrutura de um programa Um programa de computador é a formalização de um algoritmo em qualquer linguagem capaz de ser transformada em instruções que serão executadas por um computador gerando os resultados esperados. Um programa contém basicamente as variáveis, as constantes, os operadores aritméticos, os operadores lógicos e os operadores de comparação. Conceitos: Variáveis: palavras utilizadas para representar o armazenamento de valores e, que se alteram. Constantes: variáveis que não tem o valor alterado no decorrer do algoritmo. Operadores aritméticos: +, -, /, *, div, mod, rad(x), pot(x, y). Operadores lógicos: e, não, ou. Operadores de comparação (relacionais): =, <, >, <=, >=, <>. Declaração de variáveis: Tipo primitivo: identificador variável. Ex: inteiro: num1, num2;