Organização e Controle
Organização - Segundo Pfiffner & Sherwoog, em sua obra Organização Administrativa, organização é um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão entre si relacionados por um consciente e sistemático estabelecimento e consecução de objetivos, mutuamente aceitos.
Do ponto de vista tradicional, temos Fayol asseverando que organizar é construir o duplo organismo, material e social da empresa. James Mooney, ao acrescentar que a organização é tão velha quanto a sociedade humana, define a organização como a forma que assume toda associação humana para lograr um propósito comum. (CURY, Antonio. Organização e Métodos: Uma Visão Holística, 8º edição. São Paulo: Editora Atlas S.A. 2012. (p.115)
Estruturas Organizacionais - Para Hall, a estrutura organizacional atende a três funções básicas. Em primeiro lugar, as estruturas tencionam realizar produtos organizacionais e atingir metas organizacionais. Em segundo lugar, as estruturas destinam-se a minimizar ou pelo menos regulamentar a influência das variações individuais sobre a organização. Impõem-se estruturas para assegurar que os indivíduos se conformem as exigências das organizações e não o inverso. Em terceiro lugar, as estruturas são os contextos em que o poder é exercido, em que as descisões são tomadas e onde são executadas as atividades das organizações. (CURY, Antonio. Organização e Métodos: Uma Visão Holística, 8º edição. São Paulo: Editora Atlas S.A. 2012. (p.216)
Organograma- É conceituado como a representação gráfica e abreviada da estrutura da organização. Tem como finalidade representar: Os órgãos componentes da empresa; as funções desenvolvidas pelos órgãos; as vinculações e /ou relações de interdependência entre órgãos; os níveis administrativos que compõem a organização; a via hierárquica. (CURY, Antonio. Organização e Métodos: Uma Visão Holística, 8º edição. São Paulo: Editora Atlas S.A. 2012. (p.219)
Layout- Corresponde ao arranjo dos diversos