ECONOMIA
Fundamentos de Economia
Teresópolis, 04/09/13
Candida Vasti de Souza Gomes
DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO
Questões para revisão
1. CONCEITUE A FUNÇÃO DEMANDA. QUE DIFERENÇA HÁ ENTRE DEMANDA E QUANTIDADE DEMANDADA?
R: A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. A demanda compreende-se também por toda escala ou curva que se relaciona a possíveis preços de certa quantidade. Já a quantidade demandada é um ponto especifico na escala ou curva, mais que também se relaciona com o preço e quantidade.
2. PARA MUITOS PRODUTOS, TANTO PARA SEUS PREÇOS COMO AS VENDAS TEM AUMENTADO. ISSO SIGNIFICA QUE A LEI GERAL DA DEMANDA NÃO FUNCIONA NA PRÁTICA? JUSTIFIQUE.
R: Errado. A lei geral da demanda funciona sim. Em alguns casos isolados que esta situação acontece. Por se tratar de um bom produto, mesmo com o preço elevado, as pessoas preferem comprar pela sua qualidade.
3. CONCEITUE A FUNÇÃO OFERTA. DE QUE VARIAVEIS DEPENDE A OFERTA DE UMA MERCADORIA?
R: Pode-se conceituar oferta como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Depende do seu próprio preço, do preço de custo dos fatores da produção como: matéria prima, salários, mão de obra; das evoluções tecnológicas e pelo crescente numero de novas empresas.
4. POR QUE O GOVERNO COSTUMA ESTABELECER PREÇOS MINIMOS (GARANTIDOS) PARA OS PRODUTOS AGRÍCOLAS? QUAIS AS POLITICAS QUE PODE ADOTAR?
R: Para proteger e ajudar o produtor em caso de uma possível queda nos preços e consequentemente da renda agrícola. Pode-se adotar 2 politicas:
1) Vender a colheita para o governo se os preços mininos forem maior que os preços do mercado;
2) Vender para o mercado se os preços forem maior que os do governo.
5. SOBRE A ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA:
a) QUAIS OS FATORES QUE