Planejamento, organização, direção e controle
- Permite controle apropriado;
- Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;
- Melhor coordenação das interfaces do projeto;
- Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; e
- Propicia um grau mais elevado de assertividade nas tomadas de decisão.
John L. Beckley dizia que: "Quem não planeja, pode estar planejando o fracasso", ou seja é de fundamental importância planejar pois é nessa fase que são definidos os objetivos para o futuro desempenho organizacional e identificados os recursos e as tarefas necessárias para alcançá-los adequadamente. Logo, o objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.
Organização
Organização é a função administrativa responsável pelo agrupamento das atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa descritos em seu planejamento.
Em nossas casas temos cada coisa em seu devido lugar, seja na sala, cozinha, banheiro, por exemplo, não faz sentido ter um fogão no banheiro, porque tudo é organizado de uma maneira lógica e racional. Nas empresas as pessoas, os equipamentos, enfim todos os recursos empresariais, são alocados e arranjados de acordo com as suas funções, também de uma maneira lógica e racional.
A organização abrange todos os níveis da empresa:
1. Organização em nível global: É a organização que abrange a empresa como uma totalidade é tratado no nível institucional.
2. Organização ao nível departamental: É a organização que abrange cada departamento ou unidade da empresa. É o chamado desenho departamental,ou simplesmente departamentalização,e é tratado no nível intermediário;
3. Organização no nível das tarefas e