burocracia como organização poder e controle
Analisar de forma sucinta a forma como Maurício Tragtenberg e Fernando Cláudio Prestes Motta formaram, o conceito de burocracia, através de uma análise perspicaz da obra de Weber, buscando entender a burocracia de Tragtenberg e fixar o entendimento de burocracia segundo Prestes Motta estabelecendo relação entre as duas teorias.
O artigo trata da burocracia sob a visão de Weber e como Tragtenberg e motta partindo do princípio de Weber obtêm entendimento da burocracia, apresentando seu conceitos básicos, sendo Weber o grande precursor da teoria sobre a origem da burocracia resultando em múltiplos entendimentos sobre sua funcionalidade e área de atuação social, política e organizacional, buscando assim, estimular uma visão critica sobre a burocracia.
Weber analisou a burocracia dentro de seu tempo histórico e dentro do sistema capitalista, o que demonstrou que uma organização burocrática, tem vantagem técnica diante de uma não burocrática. Para Weber a teoria da burocracia serve para explicar como uma empresa se organiza em regras e possui procedimentos regulares, como sistema de mando e subordinação, com total impessoalidade, concentração administrativa e diferenças de nível social e econômico entre as pessoas, e um nível de hierarquia. O importante na democracia é portanto, obedecer as regras independente de quais sejam elas desde que o objetivo seja atingir os interesses da organização, portanto a burocracia se torna importante instrumento de poder sendo este um importante objeto de estudo na obra de tragtenberg e Prestes Motta.
Tragtenberg possui um conceito de burocracia essencialmente Weberiana, que o levou a pensar de forma simétrica com Weber, não encobrindo os problemas centrais, e buscando uma reflexão a fim de absorver a contribuição de Weber. Tragtenberg busca levar as pessoas a perceberem o contexto em que o conceito de burocracia é desenvolvido em função do tempo histórico sem discutir ideologias. Tragtenberg