organização e administração
O que é o CPTED?
CPTED (Crime prevention through environmental design) é a sigla americana para a Prevenção de Crimes através do Design Ambiental. Sua eficácia reside na capacidade de influenciar as decisões dos criminosos que precedem o ato criminoso.
Quais são os seus objetivos?
As estratégias do CPTED residem na sua capacidade de influenciar as decisões que precedem o ato criminoso. Pesquisas de comportamento criminal revelam que a decisão de realizar ou não o delito está mais relacionado a possibilidade de ser pego do que a dificuldade de invadir os locais. Baseado em tais princípios, as estratégias do CPTED procuram enfatizar o risco de ser percebido e apreendido.
As estratégias mais comuns são a vigilância natural, controle natural de acesso e reforço natural da área. A vigilância natural e o controle de acesso limitam oportunidades para a consumação do ato criminoso. O reforço de área promove um controle social por meio de diferentes medidas.
Exemplos de CPTED:
Vigilância Natural
Vigilância aumenta a ameaça de apreensão pelo acréscimo de etapas que aumentam a percepção de que pessoas podem ser vistas. Vigilância natural ocorre pelo desenho de características físicas, atividades e pessoas de tal maneira que amplia a visibilidade e promovem a interação positiva social entre legítimos usuários do espaço privado e público. Potenciais atacantes sentem-se progressivamente mais limitados em suas rotas de fuga:
Posicione as janelas viradas para a calçada e os estacionamentos.
Deixe as partes externas das janelas abertas.
Use o caminho de passagem do carro como um elemento de vigia.
Crie desenhos de espaço que promovam vigia, especialmente em proximidade com pontos desenhados para entrada e potenciais pontos invasão.
Use cercas e muros com a menor limitação visual possível, apropriadas para o local.
Quando criar design de iluminação evite luzes mal localizadas que possibilitem pontos escuros para observadores. Tenha