ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
Introdução
A antropologia política é uma disciplina de estudo que engloba a formação política e social de uma sociedade. A antropologia política discute o papel e significado do poder, incluindo questões como "de onde vem o poder?", "como uma pessoa obtém o poder?" e "até que ponto um líder controla seu povo?". A seguir apresentaremos todos os pontos principais do capitulo. Desenvolvimento
Organização Política
A organização política surge em qualquer sociedade segmentada em subgrupos, sendo um sistema que regula as relações entre os grupos e seus membros, que compartilham padrões e ideias em comum. Toda sociedade territorial participa de um sentimento de união, gerando interesses comuns entre os quais estão os interesses políticos. Os conceitos de Estado e de Governo são considerados básicos na análise da organização política.
Estado
Costuma-se defini-lo como a nação politicamente organizada. O território e a população são anteriores ao Estado, e o governo é o próprio Estado. Território - uma unidade territorial corresponde a uma unidade política. São áreas definidas, menores ou maiores, ocupadas respectivamente por pequenos agrupamentos (bandos ou hordas) ou por organizações maiores (tribos, confederações, impérios), ligados por padrões e ideias comuns.
População - grupos de indivíduos ligados por uma cultura comum. As populações formam sociedades, portadoras de interesses individuais e grupais.
Governo - consiste no instrumento executivo da organização política. Representa a autoridade que controla os membros da sociedade, através de normas preestabelecidas e dentro de um território definido.
Sociedade e Estado
Consiste, pois, em uma