transpaletes
A maioria dos modelos de paleteira não serve para erguer pallets. Elas só possuem elevação suficiente para movimentar pallets ao nível do solo, embora haja algumas exceções. As rodas das paleteiras possuem rolamentos para facilitar o transporte de grandes pesos, já que muitas vezes um pallet pode estar carregado com mais de uma tonelada de peso.
A paleteira é muito popular em pequenos e médios estoques de empresas, já que ao contrário das empilhadeiras motorizadas, não necessita de um operador de empilhadeira qualificado. Além disso, seu preço é muito vantajoso em relação à empilhadeira convencional.
A paleteira é composta basicamente de 3 partes:
O Garfo – São as barras da paleteira nas quais os pallets serão suportados. Existem basicamente duas coisas a se considerar quanto aos garfos, que são o seu tamanho, e sua largura. O tamanho dos garfos da paleteira, dizem respeito ao seu comprimento, e é importante sabe-lo já que existem vários modelos de pallets atualmente. Se os garfos forem muito curtos, podem não ser adequados para modelos de pallets maiores. A segunda coisa a se considerar é a largura do garfo. Quanto mais largo e espesso for o garfo da paleteira, maior o peso que a paleteira suportará. Entretanto, novamente, se o garfo for muito largo, pode não ser adequado a modelos de pallets menores.
As Rodas – é importante que as rodas da paleteira possuam rolamentos, já que isso facilita o transporte de cargas mais pesadas. Os rolamentos facilitam a movimentação pois reduzem drasticamente a fricção do eixo das rodas da paleteira, tornando-a extremamente fácil de ser movimentada. As rodas da paleiteira costumam ser feitas de nylon um material mais duro para pisos irregulares, poliuretano ou outro material flexível em caso