organização politica
Quando um grupo de pessoas permanece a maioria em um território e desenvolvem hábitos, tradições e regras, partilhados por todos, podemos chamar de nação. Se um grupo de pessoas aceita leis e sistemas de um poder central, escolhido, ou imposto, a que se chama governo, então esse grupo vive em um Estado. Um território habitado, com um estado constituído pode ser reconhecido como país. As mudanças na forma de governo alteram o estado que é a sociedade politicamente organizada em torno de um poder soberano, representados pelos governantes. No Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), o chefe é a Rainha. Quase todos os países modernos escolheram a República. Em tal sistema, o chefe de estado é eleito por períodos determinados e pode ser um 1° Ministro, dependendo do regime, presidencialista o parlamentarista. No Brasil, tivemos um plebiscito em 1993 para ser decidido a forma de governo e foi escolhido o presidencialismo.
Democracia - O presidente, uma vez eleito, tem mandato por um período de governo e pode ser reeleito, no caso do Brasil e de alguns países.
Para tirá-lo de lá, só com um golpe de estado ou complicada ação que depende da Justiça e de votação no Congresso. O 1° Ministro governa enquanto tiver confiança da maioria do Congresso, no parlamantarismo. Em algumas repúblicas o território está divido em estados, cada um com sua própria constituição, mas estão unidos por um poder central.
Identifique o discurso autoritário: - Procura criar um clima de obediência e submissão, com frases sempre no afirmativo. Deseja conservar o que existe, citando sempre fatos do passado. Dá muitas ordens, utilizando quase sempre os verbos no imperativo. Não estimula a participação dos ouvintes e usa sempre expressões bem conhecida de significado