Administração- Economia
'Trade-off' é um termo usado para definir uma escolha que envolve um conflito interno, algum tipo de indecisão, seja ética ou pragmática. Por exemplo, a forma como o governo de um país, uma grande empresa ou mesmo uma família decidem gastar sua renda é um constante trade-off, no qual abre-se mão de alguns benefícios para conseguir outros. Um exemplo abordado por Mankiw na obra é o conflito de igualdade (distribuição de recursos entre todos) versus eficiência (benefícios máximos em recursos escassos), como o aumento do imposto de renda para os ricos, o que maximiza a igualdade mas impede a fruição de benefícios máximos.
O custo de alguma coisa é o que você abre mão para consegui-la
Definido por Mankiw como "custo de oportunidade", é a consequência direta do conceito de 'trade-off': conseguir algo significa sacrificar outras coisas em nome de um ganho futuro. Fazer um curso, por exemplo custa, além da mensalidade, o valor dos livros e o tempo dedicado a esta atividade. Todas as decisões devem ser tomadas levando em conta o custo total do que será feito, seja em um processo pessoal ou de gestão econômica de uma corporação ou empresa.
Pessoas racionais pensam na margem
A definição de pessoa racional é aquela que busca, de forma sistemática e cuidadosa, fazer seu melhor para alcançar os mais diversos objetivos. Mankiw acredita que, no processo de tomada de decisão, é primordial levar em conta fatores marginais -- como o trade-off e o custo de oportunidade. Se o estoque de uma loja encalha, é mais interessante aos proprietários organizar uma liquidação e vender tudo com altos descontos. Isso porque custa muito mais ao empresário manter guardada a mercadoria do que despachá-la o mais rápido possível, mesmo que isso represente um ganho bruto menor.
As pessoas respondem a incentivos
Um incentivo é qualquer coisa que faça uma pessoa agir, num processo que leva em consideração custos e benefícios. Se o preço do arroz aumenta, a