Organização pedagógica dos espaços educativos
2. Volte-se a um espaço educativo não-formal de sua cidade, procurando investigar se este contexto está organizado para a prática inclusiva (constitua este texto como uma demonstração da realidade da inclusão em um espaço específico). Em seu texto indique os seguintes aspectos: o Qual a caracterização do espaço educativo não-formal pesquisado?
(Nome da instituição, fins a que se destina, natureza de sua atuação, clientela, profissionais que nela atuam e suas formações); o Este espaço possui ações e configurações (espaciais, tecnológicas,etc.) direcionadas ao atendimento de pessoas com necessidades educativas especiais?; o Este espaço educativo não-formal já ofereceu (ou oferece atualmente) atendimento a pessoas com necessidades educativas especiais? (Se a resposta a esta pergunta for afirmativa, entreviste pelo menos um dos profissionais que atuaram em práticas inclusivas neste espaço, questionando-o sobre suas experiências mais significativas em relação a esta atuação); Como a presença de um Pedagogo pode contribuir para a implementação de práticas inclusivas neste espaço educativo não-formal? (se existem Pedagogos atuando neste espaço, cite quais têm sido suas práticas e contribuições neste sentido). Registre em forma de texto.
Trabalhei com crianças da Igreja do Evangelho Quadrangular em Araucária e pude constatar que a sala não comporta crianças com necessidades especiais, a sala caracteriza-se por serem crianças filhos dos membros da igreja, que recebem educação religiosa com ensinamentos bíblicos. Não há profissionais de magistério como professoras são voluntárias que trabalham com o número de 10 crianças ás 5ª feiras á noite e domingo de manhã e noite. Durante os horários de cultos. Como iniciei o texto não há crianças portadoras de necessidades especiais e nenhuma das salas é adaptada pra isso.
A salas tem brinquedos e jogos didáticos, como mencionando anteriormente, sobre educação