Organização do Tempo e Espaço na Educação Infantil
Liliane Alves
O ambiente é fundamental na constituição dos sujeitos, por ser um mediador cultural tanto da gênese como da formação dos primeiros esquemas cognitivos e motores, ou seja, um elemento significativo do currículo, uma fonte de experiência e aprendizagem. (BARBOSA, p.121)
Resumo
O presente artigo é uma reflexão decorrente das observações feitas no estagio de Educação Infantil no período 20013.2, na Escola Mary Poppins localizada na Av. Pasteur, 459 - Urca Rio de Janeiro, que atende crianças da Educação Infantil e a partir de 2008, passou a atender também o Ensino Fundamental I. Em sua proposta pedagógica a instituição aborda a linha construtivista e no currículo da Educação Infantil constam, corpo e movimento, natureza, linguagem oral e escrita, matemática, sociedade, inglês, artes, música e cursos livres de capoeira e dança.
O objetivo e de analisar como a instituição organiza o tempo e espaço do brincar na rotina, que é repleta de atividades, portanto é tarefa do educador organizar as atividades do cotidiano do educando é planejar de forma que o processo educativo favoreça as experiências e manifestações infantis, e que atender as necessidades de cada e proporcione um desenvolvimento integral.
INTRODUÇÃO
Atualmente a função da escola que atende a Educação Infantil deve ter como finalidade o além do cuidar, pois tem a atribuição de proporcionar as crianças novas experiências, organizando o tempo, espaço e considerando as necessidades biológicas, como também proporcionar momentos que venha desenvolver a sua sociabilidade, afetividade, identidade e aprendizagem. A brincadeira possui um importante papel, pois é uma atividade socialmente construída, onde as crianças interagem com os colegas, desenvolve sua capacidade simbólica, imitação, criatividade entre outros atributos e é uma maneira pela qual ela expressa suas emoções e visão sobre o mundo.
Palavra chave: criança,