A importância da Comunicação de Risco para as Organizações
BRASILIANO & ASSOCIADOS GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS
MBA EM GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS
Título: A importância da Comunicação de Risco para as Organizações
Autora: Alexandra Rinaldi
Docente: Antonio Celso Ribeiro Brasiliano
Aluno: Luiz Carlos da Silva
São Paulo
2º Semestre 2013
Sumário
1 Introdução 03
2 Desenvolvimento 04
3 Considerações finais 17
Bibliografia 18
1 Introdução
Atualmente vivemos em um mundo em constante ebulição. Atentados, desastres ambientais, epidemias, caos financeiros, entre outros, fazem parte do dia a dia da população. O risco paira no ar e parece ter saído do domínio técnico de especialistas para tornar-se assunto corriqueiro do mundo contemporâneo.
Diante destes fatos, a comunicação de riscos passou a ser um instrumento de extrema importância na prevenção e no combate a situações de crise e emergência. Se bem planejada, pode aperfeiçoar as ações de resposta e, principalmente, mitigar os danos à população e ao meio ambiente.
Com esta obra, a autora pretende evidenciar a importância do processo de comunicação de riscos, de modo a consolidá-la como uma ferramenta capaz de auxiliar as organizações a dar às partes interessadas maior transparência acerca do modo como lidam com diferentes situações de riscos.
O livro, além da introdução, é composto por seis capítulos, cada um deles fundamentando-se sobre o assunto em questão, em abordagens que se complementam.
2 Desenvolvimento
O capítulo introdutório aborda a importância do gerenciamento do riscos, principalmente a partir dos anos 70, quando graves acidentes ocorridos em vários países resultaram em mortes e lesões significativas nas pessoas. A gravidade destes acidentes acendeu a luz vermelha e passou a ser motivo de preocupação permanente das autoridades governamentais, do setor industrial