AS RESPONSABILIDADES DO ADMINISTRADOR
Peter Drucker
Peter Ferdinand Drucker foi escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, considerado como o pai da administração moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenómeno dos efeitos da Globalização na economia em geral e em particular nas organizações. Presidente honorário da Drucker Foundation e professor de ciências sociais da Claremont Graduate Califórnia, EUA, escreveu muitos artigos e mais de 30 livros. Pode-se afirmar que não há teoria da administração que não parta da obra de Drucker. Entre seus livros mais recentes figuram Desafios Gerenciais para o Século XXI, Administrando em Tempos de Grandes Mudanças e Sociedade Pós-Capitalista.
No Texto retirado de seu livro A Profissão de Administrador, Peter Drucker atribui às atividades gerenciais, fator determinante ao sucesso ou fracasso das organizações. Existem muitas técnicas de gerenciar empresas, como forma de inovar no mercado e manter-se competitiva. Porém os gerenciadores têm dificuldades de aceitar que as Teorias de Negócio da empresa ficam obsoletas e precisam ser reinventadas ou modificadas. É necessário constante avaliação dos métodos usados para que haja, sempre que necessário, uma nova definição para a missão e competências essenciais dos negócios.
As decisões a serem tomadas pelo executivo devem ser estruturadas dando o devido grau de importância à questão. Decisões envolvem riscos e por isso deve-se analisar o problema, defini-lo, procurar soluções corretas e não simplesmente aceitáveis. Os resultados geram impactos em toda a organização e caracteriza a eficácia do executivo.
Decisões que envolvem pessoas são mais arriscadas e de difícil aceitabilidade, porém é um risco do qual não se pode fugir. Cabe ao administrador definir as funções cabíveis a cada um de seus colaboradores, tendo em mente que podem ser necessárias adaptações e que cargos de alta responsabilidade não devem ser direcionados às pessoas cuja