Organização do sistema nervoso
Isabel de Paula Antunes David ipantunes@ig.com.br
Níveis de análise do SN
ORGANIZAÇÃO MICROSCÓPICA DO SISTEMA NERVOSO
Tipos de Neurônios
POLARES
Invertebrado
Retina
Gânglio sensitivo
MULTIPOLARES
Medula
Cortex cerebral
Cerebelo
GLIÓCITOS
1 neurônio para 10 a 50 gliócitos!!
Astrócitos: nutrição, sustentação, regulação de K+, captação de neurotransmissores Microgliócitos: fagocitar e remover restos e patógenos Oligodendrócitos e células de Schwann: suporte estrutural e mielinização.
BAINHA DE MIELINA
SNP: Células de Schwann
SNC: Oligodendrócitos
ORGANIZAÇÃO MACROSCÓPICA DO SISTEMA NERVOSO
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Encéfalo Medula
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
Nervos espinhais e cranianos
Sistema Nervoso Autônomo Simpático Parassimpático Entérico
Figura 1.3. Os nervos periféricos espinhais, como o mediano, são formados por inúmeras fibras nervosas compactadas. Na sua inserção central eles se separam em finos fascículos que se abrem em leque formando as raízes (A) que se ligam à medula espinhal. Ao longo do trajeto os nervos também se separam em fascículos que podem formar plexos como o braquial ou dispersar-se em diferentes territórios de inervação. Nos dedos da mão, por exemplo (B), muitos filetes vão se se pa rand o do tro nco principal e cada fibra nervosa finalmente se ramifica em uma diminuta região terminal.
Sistema Nervoso Periférico
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Tabela 1.1 Classificação Hierárquica das Grandes Estruturas Neuroanatômicas SNC Encéfalo Cérebro Telencéfalo Diencéfalo Córtex Cerebral Núcleos da Base Cerebelo Córtex Cerebelar Núcleos Profundos Tronco Encefálico Medula Espinhal
Mesencéfalo
Ponte
Bulbo
Tálamo Hipotálamo
MEDULA
A MEDULA situa-se dentro do canal vertebral. Assim como o encéfalo, está envolta por membranas. Os nervos espinhais emergem aos pares de cada forame vertebral.
A MEDULA é dividida em 4