organização do cuidado do paciente
Introdução
A hospitalização pode desencadear no indivíduo sentimentos negativos, pois ao deparar-se com um problema de saúde vê-se impedido de desempenhar suas atividades. A distância do convívio familiar e o fato de ter que permanecer, mesmo que temporariamente, em um ambiente com normas e rotinas a que não está habituado podem gerar insatisfação e ansiedade no paciente. A expectativa que o indivíduo tem em relação à hospitalização, ao tratamento e à qualidade do cuidado é um fator que pode repercutir na assistência que virá a receber. Quando o indivíduo é hospitalizado, passa a participar de um grupo social específico de pessoas internadas, onde são impostos papéis caracterizados por acentuada dependência da equipe de saúde.
Aspectos importantes: Receber atenção por parte do enfermeiro; Amizade; Bom ouvinte; Demonstração de carinho; Competência; Habilidade e ensino sobre o cuidado; Receber atendimento rápido às chamadas; Respeito às necessidades; Tratamento agradável; Ser envolvido no próprio cuidado.
Como acontece a organização do cuidado do paciente?
Administradores de nível primário e intermediário exercem sua maior influência na fase de organização do processo administrativo de sua unidade ou departamento.
O líder/administrador da unidade determina a melhor maneira de planejar as atividades para que as metas organizacionais sejam alcançadas com efetividade e eficiência.
Habilidades de liderança e funções administrativas
Habilidades de liderança: 1. Avaliar periodicamente a eficiência da estrutura organizacional; 2. Determinar a existência ou não de recursos adequados antes da realização de mudanças dos cuidados do paciente; 3. Considerar as pessoas envolvidas no