historia da enfermagem
FACULDADE DE ENFERMAGEM
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA (EBA)
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM I
Métodos de trabalho em Enfermagem
DUTRA, Herica Silva
Profa. do Depto. EBA
1. Objetivos
Identificar os diferentes modos de organização da assistência de enfermagem;
Discutir as particularidades, vantagens e desvantagens de cada um dos modelos assistenciais;
Reconhecer os modelos de organização da assistência de enfermagem como ferramenta do gerenciamento em enfermagem.
2. Introdução
Modelos ou métodos de trabalho são formas de organização do trabalho da equipe de enfermagem de maneira que essa possa atender adequadamente às necessidades de cuidado da clientela sob sua responsabilidade.
Ao fazer opção por um determinado método de trabalho, é importante considerar a habilidade e disponibilidade das pessoas envolvidas, recursos físicos e materiais disponíveis, as condições do paciente, bem como a natureza do trabalho a ser realizado (Marquis e Huston, 2010).
Vamos tratar de alguns métodos de organização do atendimento ao paciente: método integral, método funcional, enfermagem de equipe e enfermagem primária.
3. Método integral
O atendimento integral ao paciente é a maneira mais antiga de organização dos cuidados de enfermagem. Nesse tipo de atendimento, cada membro da equipe de enfermagem assume a responsabilidade de atender a todas as necessidades de cuidado dos pacientes a eles designados (Marquis e Huston, 2010).
Baseia-se no conceito de cuidado global. Nesse modelo, o atendimento não é fragmentado durante o turno de trabalho. O cuidado de todos os pacientes é responsabilidade de um enfermeiro líder, que avalia e coordena os cuidados, tendo um poder decisório em todas as etapas do processo (Costa, s/d).
A designação das atribuições de cada membro da equipe se dá de forma simples e direta. A responsabilidade de cada um dos colaboradores é facilmente identificada. Teoricamente, o