Agenesia
Markus V.B.M. PORTO*, Adriano CASTRO**
Resumo O tratamento da agenesia de incisivo lateral superior é um grande desafio para a odontologia, por envolver várias especialidades. A ortodontia precisa ser bem conduzida associada ou não a tratamento protético, para se obter um resultado estético. O presente trabalho tem como objetivo um relato de caso com fechamento dos espaços utilizando aparelhos auto ligáveis e a transformação estética e funcional dos caninos e primeiros pré-molares.
Abstract
The treatment of maxillary lateral incisor agenesis is a big challenge for dentistry, it involves several specialties. Orthodontics needs to be well managed with or without prosthetic treatment to obtain an aesthetic result. This paper aims to report a case of closing the spaces using self ligating connectable devices and aesthetic and functional transformation of the canine and first premolar.
Palavra-chave: Aparelho Auto Ligável, Fechamento de Espaço, Agenesia, Incisivo Lateral Superior.
Keyword: Self Ligating, Closing Space, Agenesis, Incisor Lateral Upper.
*Especialista em Endodontia pela UNIGRANRIO – Rio de Janeiro
** Doutor em Ortodontia pela UNESP – Araraquara
INTRODUÇÃO
Agenesia é a ausência completa ou parcial de um órgão e seu primórdio embriológico. E também pode ser denominada de anodontia parcial, hipodontia ou oligodontia, caracterizando-se pela ausência de um ou mais dentes.
A agenesia dentária constitui a anomalia de desenvolvimento mais comum da dentição humana, ocorrendo em aproximadamente 25% da população. A hipodontia foi consideravelmente mais frequente na maxila do que na mandíbula, e os dentes mais ausentes são os incisivos laterais superiores. Um aspecto relevante é a possível relação entre as maloclusões e as anomalias dentárias congênitas. Pacientes com hipodontia mais grave mostraram uma tendência à Classe III relacionada a um aumento da sobremordida. A maioria dos