organização de empresas
a) Não é raro encontrarmos a utilização indistinta dos termos administração cientifica e administração clássica. Entretanto, as diferenças entre as duas são patentes.
A administração cientifica surgiu no chão da fábrica. Conforme o próprio nome indica, preconizava a adoção de métodos racionais e padronizados, a máxima divisão de tarefas e o enfoque centrado na produção.
A administração clássica, que teve origem na alta administração, enfatiza a estrutura formal da organização e a adoção de princípios e funções administrativas necessárias a realização do trabalho.
b) No 1° período Taylor se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do estudo dos tempos e movimentos.
c) Taylor via a organização a partir do chão de fábrica. Ele era engenheiro e sua preocupação era basicamente com o processo produtivo.
Ele foi importante para a administração porque é com o trabalho dele que os processos passam a ser padronizados.
Ele definiu que as tarefas precisam ser divididas, simplificadas ao máximo, sequenciadas e desempenhadas de modo a reduzir o esforço físico e o tempo de execução.
Com este pensamento, ele tornou os funcionário super especializados em pequenas tarefas aumentando o volume produtivo e reduzindo desperdícios.
d) Na produção em série ou em massa, o produto é padronizado em seu material, mão-de-obra, desenho e ao mínimo custo possível. A condição precedente, necessária e suficiente para a existência da produção em massa, é a capacidade de consumo em massa, seja real ou potencial. Ford adotou três princípios básicos:
a) Princípio de intensificação: consiste em diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
b) Princípio de economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em