Organização de Computadores
A organização de computadores é uma matéria ministrada em todos os cursos de computação. Ensina uma série de princípios sobre o funcionamento interno dos computadores. Esses princípios são válidos para qualquer tipo de computador, não importa o tamanho, a marca, o modelo, ou se trata de um computador novo ou antigo. Conhecendo a organização de computadores, você entenderá melhor o seu funcionamento e o estudo deste livro terá um melhor aproveitamento.
Normalmente os cursos de organização de computadores são genéricos, ou seja, apresentam informações que são válidas para qualquer tipo de computador. Mesmo assim, são apresentados exemplos ilustrando como as técnicas de organização são usadas por alguns modelos de computadores famosos. Neste livro, os exemplos serão totalmente voltados para os computadores tipo “PC”.
Arquitetura de computadores
A evolução da informática foi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores com características as mais diversas, traduzidas pelos diferentes parâmetros, cada vez mais conhecidos da maioria de usuários de computador: a CPU adotada, a capacidade de memória, a capacidade do disco rígido, a existência de memória cache e outros menos conhecidos. A definição destes parâmetros e a forma como os diversos componentes de um computador são organizados, define aquilo que é conhecido por arquitetura de computador e vai determinar aspectos relacionados à qualidade, ao desempenho e à aplicação para a qual o computador vai ser orientado.
Existem vários modos de uso do termo, que podem ser usados referindo-se a:
O desenho da arquitetura da CPU do computador, o seu conjunto de instruções, "addressing modes" e técnicas, tais como paralelismo SIMD e MIMD.
Arquiteturas de hardware mais generalizadas, tais como computação em cluster e arquiteturas NUMA (acesso não-uniforme à memória).
A utilização menos formal do termo refere-se a uma descrição dos requisitos (especialmente