Organização de computadores
Professor : Péricles
Aluno: Francisco Alves
Evolução dos Computadores
Geração dos Computadores
1ª GERAÇÃO (1940 - 1952): Os primeiros computadores eram constituídos de válvulas eletrônicas. Elas eram grandes, caras, lentas e queimavam com grande facilidade. O computador tinha apenas uso científico e estava instalado nos grandes centros de pesquisa. Isto caracterizou a Primeira Geração de Computadores. Estas válvulas eram ligadas por Kms de fios ligados manualmente. Isto explica as enormes dimensões físicas dos computadores. Durante a 1ª Geração a programação era feita diretamente em linguagem de máquina que além de difícil era demorado.
2ª GERAÇÃO (1952 - 1964): Esta Geração foi originada pela revolução dos Transistores os quais substituíram as volumosas válvulas. Houve uma enorme diminuição em cabos e fios, tendo em vista que cada transistor substituía dezenas de válvulas. Desta maneira os computadores tornaram-se consideravelmente menores e devido a isso, muito mais velozes. O computador começa a ser utilizado nas grandes empresas. Tanto a válvula quanto o transistor realizavam um processamento de cada vez. Com o desenvolvimento das técnicas de integração, surgiram os Circuitos Integrados, onde numa pequena cápsula continha, várias dezenas, centenas ou milhares de transistores, ocupando uma área menor que uma unha, dando o nome de microprocessador (processador miniatura).
3ª GERAÇÃO (1964 - 1971): A 3ª Geração surgiu com a utilização dos Circuitos Integrados - SLT (Solid Logic Technology) uma técnica de microcircuitos. Nesta geração os computadores podiam realizar vários processamentos simultâneos. A programação dos computadores desta geração foi facilitada pelo aparecimento de linguagens orientadas para o problema específico.
4ª GERAÇÃO (1971 - 1981): Tem como destaque inicial o surgimento do microprocessador, a redução no tamanho dos computadores foi muito grande. Surgem muitas linguagens de alto-nível e nasce a