Uso do bico de bunsen
Introdução: Os combustores de Bunsen são anda muito utilizados na obtenção de temperatura moderadamente elevadas. Atinge-se a temperatura máxima quando o regulador de ar está ajustado para admitir mais ar do que o necessário para produzir uma chama não luminosa. O excesso de ar, entretanto, produz uma chama instável, inadequada para combustão ou calcinação em análise quantitativa.
Objetivo:
-Reconhecer o Bico de Bunsen como instrumento para efetuar aquecimento; Manipular o Bico de Bunsen; Observar algumas propriedades características de sua chama; Identificar uma chama de combustão completa e incompleta.
Procedimento experimental:
1. Fechar a entrada de ar 2.Abrir a válvula de gás e ascender o bico de Bunsen 3. Controlar a entrada de ar de forma que a chama inicial amarela e luminosa e fuliginosa, se torne azul e ideal para o trabalho no laboratório. 4. Aquecimento adequado e seguro no tubo de ensaio.
Resultados e discussões:
Foi observado durante as técnicas de manipulação que no Bico de Bunsen,é, de extrema importância o ajuste ideal da entrada de ar, para que a chama seja eficiente para proceder os experimentos que necessitam desse tipo de aquecimento. Com o experimento de submissão do caco de telha aos dois tipos de chama ficou nítida a diferença entre elas. Na chama de combustão incompleta a fuligem preta acumulada no caco de porcelana, evidencia a queima parcial do gás,porém quando ajustamos a entrada de ar e a chama passa a ter uma combustão completa, verificamos que até a fuligem preta do caco de porcelana é consumida gradualmente. Com o auxilio de uma pinça de madeira colocamos o tubo de ensaio com uma determinada quantidade de água sobre