Organização de computadores
REFERÊNCIAS 11
BARRAMENTOS
Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos. Essas linhas de comunicação estão divididos em três conjuntos: - via de dados: onde trafegam os dados; - via de endereços: onde trafegam os endereços; - via de controle: sinais de controle que sincronizam as duas anteriores. O desempenho do barramento é medido pela sua largura de banda, de 8 bits, 16 bits, 32 bits, 64 bits, etc., também pela velocidade da transmissão medida em bps, por exemplo: 10 bps, 160 Kbps, 100 Mbps, 1 Gbps, etc.
Tipos de Barramentos
Existem, pelo menos, cinco tipos de barramentos, que diferem fisicamente e na disposição dos sinais nos conectores onde circuitos adicionais podem ser conectados no computador.
O tipo original do PC é um barramento de 8 bits de dados. O barramento original do AT de 16 bits de dado ou ISA (Industry Standard Architecture - Arquitectura Padrão Industrial). Encontram-se muitos desses slots de expansão nos PC's de hoje. Existem, provavelmente, mais placas conectáveis de circuitos com memória, modems, controladores de disco e outros acessórios para esse barramento do que para qualquer outro. O barramento de 32 bits de dados EISA (Extended Industry Standard Architecture - Arquitectura Padrão Industrial Estendido). Este barramento foi feito especificamente de modo que placas para barramento ISA possam nele ser conectadas, bem como novas placas com capacidade para 32 bits de dados.
O barramento MCA (Micro-Channel Architecture-Arqutetura Micro-Canal) de 32 bits da IBM só aparece nos sistemas PS/2 de topo de linha da IBM, se bem que também está "prometido" para poucos sistemas compatíveis com PC.
O barramento VLB ( VESA Local Bus ) VESA ( Video Eletronics Standard Association) em