Organização de computadores
Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados. Sem uma memória de onde os processadores podem ler e escrever informações, não haveria nenhum computador digital de programa armazenado.A memória do computador pode ser dividida em duas categorias:· Principal: de acesso mais rápido, mas de capacidade mais restrita. Armazena informações temporariamente durante um processamento realizado pela UCP.· Secundária: de acesso mais lento, mas de capacidade bem maior. Armazena grande conjunto de dados que a memória principal não suporta. Ex.: Telefones celulares, que armazenam números de telefone, fotos, arquivos, músicas, etc.
2) Descreva as funções de uma UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO.
A CPU (Unidade Central de Processamento), também chamada de processador ou microprocessador, é o "cérebro" do computador. A CPU tem a função de controlar e executar todas as tarefas que são exigidas pelos utilizadores.
3) Faça o mesmo para memória de computador.
Toda memória, seja Secundária ou Principal, permite a realização de dois tipos de operações: escrita e leitura. Entende por leitura a recuperação da informação armazenada e a escrita é a gravação (ou armazenamento) da informação na memória. No caso da Memória Principal (MP), essas operações são realizadas pela UCP e efetuadas por células, não sendo possível trabalhar com parte dela. A leitura não é uma operação destrutiva, pois ela consiste em copiar a informação contida em uma célula da MP para a UCP, através de um comando desta. Pelo contrário a escrita é uma operação destrutiva, por que toda vez que se grava uma informação em uma célula da MP, o seu conteúdo anterior de eliminado.
4) Para que servem os dispositivos de entrada e de saída de um computador? Cite