Instituto federal do piauí
Identificar os dois tipos de cargas elétricas existentes e relacioná-las com o excesso ou falta de elétrons nos corpos que apresentam carga elétrica e as formas de eletrização.
2 – Material necessário: * 10 pequenos pedaços de papel picado; * 04 retângulos de plástico de 11x21 cm(cortados de 2 sacos plásticos); * 08 tiras plásticas transparentes 0,5x21 cm( cortados de 1 saco plástico) * 04 tiras de papel 0,5x21 cm ( cortadas de uma folha de papel); * 01 pano de lã ( ou papel higiênico); * 01 folha de papel oficio. * 01gerador de Vander Graff. * 01 bexiga de borracha. (balão)
3 – Fundamentação Teórica:
De acordo com a historia os primeiros contatos do homen com fenômenos elétricos, foi na Grécia antiga; quando o filosofo grego tales de mileto observou que esfregando o âmbar(uma resina vegetal) a um tecido, o âmbar adquiria o estranho fenômeno de atrais fragmentos de palha.
Durante muito tempo não houve relatos de estudo sobre eletricidade ate que no século XVI o físico e medico inglês William Gilbert retornou as experiências de tales e criou o termo eletricidade que deriva da palavra grega elektron (que em grego significa âmbar). Gilbert observou que além do âmbar vários outros corpos também adquiriam esse fenômeno de atrair outros objetos leves quando atritado.
No século XVII o físico alemão Otton Van Guericke reproduziu as experiências de Gilbert. Guericke observou que alguns corpos adquiriam o fenômeno de se atrair, outros corpos o poder de se repelirem. Deve-se a Guericke a construção da primeira maquina eletrostática da historia de que se têm relatos. Ainda no mesmo século o físico inglês Stephen Gray observou que a eletricidade poderia ser conduzida de um corpo para outros através de fios. Gray observou que alguns corpos conduziam eletricidade com mais facilidade que outros os que conduziam com mais facilidade deu o nome de condutor e os que menos conduziam ou não conduziam o nome era isolantes.
Nessa época