Organização de computadores
Processos
Prof. Adenilson Tomé
1.0 - DEFINIÇÃO DE PROCESSOS
O conceito de processo surgiu nos anos 60, sendo a base da multiprogramação e dos sistemas de tempo compartilhado (time-sharing). O processo pode ser entendido como um programa em execução.
Como os sistemas multiprogramáveis (multitarefa) atendem diversas tarefas (ou usuários) e mantêm as informações a respeito dos vários programas que estão sendo executados concorrentemente
2
1.0 - DEFINIÇÃO DE PROCESSOS
Um sistema multiprogramável simula um ambiente de monoprogramação para cada usuário, isto é, cada usuário do sistema tem a impressão de possuir o processador exclusivamente para ele. o processador executa a tarefa de um usuário durante um intervalo de tempo (time-slice) e, no instante seguinte, está processando outra tarefa. A cada troca, é necessário que o sistema preserve todas as informações da tarefa que foi interrompida, para quando voltar a ser executada não lhe faltar nenhuma informação para a continuação do processamento. A estrutura responsável pela manutenção de todas as informações necessárias à execução de um programa, como conteúdo de registradores e espaço de memória, chama-se processo.
3
1.0 - DEFINIÇÃO DE PROCESSOS
O conceito de processo pode ser definido como sendo o ambiente onde se executa um programa. Um mesmo programa pode produzir resultados diferentes, em função do processo no qual ele é executado.
Por exemplo, se um programa necessitar abrir cinco arquivos simultaneamente, e o processo onde será executado só permite que se abram quatro, o programa será interrompido durante a sua execução. Nenhum programa é executado diretamente na memória e sim dentro de um processo. Se não fosse isto, o programa poderia fazer uso indiscriminado de qualquer área de memória inclusive areas protegidas ou então efetuando operações de I/O indiscriminadamente em qualquer área aleatória do disco, comprometendo a integridade e a consistência dos