Organização Cultural
Organização o que se pode definir é a aquisição do conhecimento e a posterior transmissão do indivíduo, ou de pequenas equipes, para a organização como um todo.
Cultura Organizacional pode ser definida como a resultante cognitiva de uma construção social que é extraída de aspectos importantes da experiência coletiva dos membros de uma sociedade que se configuram como modelos mentais, visão compartilhada ou arquétipos; os quais, uma vez incorporados, passam para o nível do inconsciente coletivo, onde muitas vezes o porquê dos procedimentos não é explicável
2) Como podemos evidenciar tensões externas na Administração Pública?
As tensões externas na Administração Pública, os gestores públicos estão na busca do entendimento e na conscientização contínua dos agentes públicos e privados envolvidos na operacionalização dos processos, para que as melhorias avancem e ampliem seu alcance em beneficio da efetividade das políticas publicas, tirando ainda maior proveito de um ambiente institucional altamente favorável nas organizações públicas. Muitas organizações não têm uma abordagem sistematizada para compreender os aspectos do ambiente externo, baseiam-se em informações eventuais, opiniões que podem ser muito particulares ou subjetivas e uma base de dados muito simples e pouco confiável ou até mesmo inexistente.
3) A cultura organizacional é gerenciável? Em que medida essa questão é influenciada por um conceito mecanicista de gestão?
A possibilidade de gerenciamento da cultura organizacional, antes de tudo deve-se pensar em uma administração deve existir a compreensão de que a cultura organizacional configura-se como um modelo de pressupostos básicos compartilhados que as pessoas utilizam para mediar os problemas e gerenciar os riscos financeiros e operacionais, e que sejam possíveis encontrar soluções para os problemas, sejam eles internos ou externos,