organizaçao do trabalho cientifico
Um trabalho cientifico deve ter sinais de impessoais, e tentar evitar apresentações pessoais. Como “eu penso”, “meu trabalho”, “eu acho”, e também desaconselhável o uso de “nós”.
O objetivo da linguagem é afastar as referencias pessoais que não deixam a impressão de não ter dados concretos. Manifestações como: “Eu penso”, “parece ser”... Violam o principio da finalidade. Portanto a linguagem cientifica deve ser objetiva, sem dar dois sentidos ao texto. O pesquisador não deve fazer insinuações que pesquisas ou outros trabalhos estejam sem nenhum erro ou incorreções. Por mais que ele esteja perfeito, nunca e sem alguns defeitos.
A cortesia e indispensável em todo trabalho, ela ocorre de maneira modéstia. O pesquisador não deve apresentar-se como uma verdade absoluta. Portanto a cortesia tem como objetivo dar clareza e não impressionar. A linguagem desempenha diferentes funções como: função expressiva, função persuasiva, função informativa.
As frases devem ser simples, períodos grandes e que tornam a leitura pesada não e aconselhável falar tudo em um só período. Tem que ter facilidade para a compreensão do leitor e clareza. A regra de frases curtas e pra dar mais objetividade aos fatos.
Um trabalho onde expõe todas estas regras é em uma dissertação, onde a mesma deve ter uma introdução destacando o assunto que ira ser falado. Um modo de acabar com uma dissertação e fugindo do tema central; um dos principais aspectos é o ingrediente para um bom texto um paragrafo vai completando o outro de forma coerente.
Os lubrificantes (pontuação) também são muito fundamentais, nas organizações das palavras para que o leitor compreenda melhor o que esta sendo escrito. Para ter uma boa conclusão, e importante ter uma boa introdução e desenvolvimento dos parágrafos.
No Enem e avaliado a escrita, compreensão da proposta, defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto, sabendo, relacionar, interpretar, e