Estrutura e Organização de Trabalhos Científicos
Universidade Aberta do Brasil - UAB
Bacharelado em Administração Pública
Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração
Estrutura e Organização de Trabalhos Científicos
Sapezal/MT
2014
Analisando o conteúdo proposto, verificamos que nesta etapa do estudo tratamos dos critérios que regram a elaboração dos trabalhos científicos.
É importante ressaltar que até chegarmos a esta etapa, aprendemos que a produção do conhecimento científico passa por várias fases, à exemplo disso, estudamos os métodos de leitura, a sistematização dos estudos, as técnicas e processos de pesquisa, bem como de coleta e análise de dados.
Como menciona a autora (p. 137, Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração, Liane Carly Hermes Zanella, 2009) é o momento de se “completar o ciclo da pesquisa”, ou seja, comunicar nossos conhecimentos, que foram gerados a partir dos já existentes.
Os trabalhos científicos, sejam eles teses, dissertações ou trabalhos de conclusão de curto (TCC), possuem um estrutura composta por partes definidas, que devem obedecer uma ordem lógica preestabelecida, sendo algumas dessas partes consideradas obrigatórias e outras opcionais. A estrutura tem por objeto facilitar a comunicação das ideias, apresentando o conteúdo de forma clara e objetiva.
Para facilitar a compreensão podemos exemplificar um trabalho científico como uma história, ou um filme, onde devem existir três partes fundamentais: início, meio e fim. Deve também existir uma ligação entre essas partes, como o enredo de um filme. (fonte: . Acesso em: 02/04/2014).
Segundo a autora, cada informação tem um lugar específico na estrutura básica do trabalho científico (p. 139). Habitualmente, o trabalho científico deve ser constituído das seguintes partes:
Introdução: Deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado. No trabalho científico, o