organizaçao de obras
Curso de Educação Profissional Técnica em Nível Médio em Edificações
Aluno: Emanoel Menezes de Lucena
Disciplina: RESISTÊNCIA E ESTABILIDADE
TRABALHO DE RESISTÊNCIA E ESTABILIDADE
Segundo a NBR 9575/2003, impermeabilização é o produto resultante de um conjunto de componentes e serviços que objetivam proteger as construções contra a ação deletéria de fluidos, de vapores e da umidade. A impermeabilização também deve ter um projeto específico, assim como os projetos arquitetônicos, de concreto armado, das instalações hidráulicas e elétricas, entre outros. Esse projeto deve detalhar os produtos e a forma de execução dos sistemas ideais de impermeabilização para cada caso numa obra.
O sistema de impermeabilização a ser usado deve ser escolhido conforme circunstancias em que serão usados.
Tipos de sistemas impermeabilizantes:
Quanto à aderência ao substrato, os sistemas de impermeabilização, segundo Moraes (2002) podem ser classificados como:
• Aderido: Quando o material impermeabilizante é totalmente fixado ao substrato, seja por fusão do próprio material ou por colagem com adesivos, asfalto quente ou maçarico.
• Semi-aderido: Quando a aderência é parcial e localizada em alguns pontos, como platibandas e ralos.
• Flutuante: Quando a impermeabilização é totalmente desligada do substrato é utilizada em estruturas de grande deformabilidade.
2.4.1.1 Impermeabilização Rígida
A NBR 9575/2003 denomina impermeabilização rígida como o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas não sujeita à fissuração. Os impermeabilizantes rígidos não trabalham junto com a estrutura, o que leva a exclusão de áreas expostas a grandes variações de temperatura.
2.4.1.1.1 Argamassa impermeável com aditivo hidrófugo
Aditivos hidrófugos são aditivos impermeabilizantes de pega normal, reagindo com o cimento durante o processo de hidratação. São compostos de sais metálicos e silicatos (DENVER, 2008).
Os aditivos hidrófugos