Budismo
Cada religião tem seus costumes, rituais e tradição, que são passados através dos anos, e perpetuam-se por diversas gerações. Os costumes Budistas não são diferentes, e variam muito de acordo com a escola em que se é ensinados.
Os tradicionais rituais, por exemplo, incluem algumas determinações, como a veneração a Buda, a recitação dos Cinco Preceitos e das Três Joias, além disso, o culto pode ser feito em qualquer lugar, seja na própria casa, no templo ou no santuário.
Geralmente, as preces, de acordo com o Budismo Mahayama, são feitas com a recitação ou com o giro do moinho de orações, que simbolizam o mantra. E ao contrário das religiões ocidentais, a prece não é usada para se pedir algo, mas na expectativa de se combinar os pensamentos com as energias positivas. Buda não é adorado como um deus, mas seus seguidores se prostram diante de sua imagem como agradecimento por todo o ensinamento recebido.
Principais ritos e costumes budistas:
Veneração das relíquias e das estátuas de Buda.
Peregrinação aos lugares sagrados.
Devoções nos templos.
Meditação.
Festivais celebrativos dos grandes momentos da vida de Sidarta.
- O templo Budista chama-se PAGODE.
Dias de UPOSATHA: costumam ser quatro dias por mês, em que os crentes purificam a sua mente, para procurarem a paz e a serenidade interiores.
Rituais
Os rituais budistas variam de uma escola para outra. Tradicionalmente, incluem venerar a Buda e recitar as Três Jóias e os Cinco Preceitos. O culto pode dar-se num santuário em casa ou num templo.
Preces
No budismo mahayana, preces podem ser dedicadas aos bodhissattvas. Recitar tais preces ou girar um moinho de orações para simbolizar um mantra repetido são outras maneiras de ganhar mérito. A prece, em vez de servir para pedir alguma coisa, é uma tentativa de combinar os pensamentos íntimos com as boas energias.
Prostração
Embora Buda não seja venerado como um deus, os budistas homenageiam-no e agradecem por seus