organizaiconal
On Freud to Winnicott: Aspects of a Paradigmatic Change
Zeljko Loparic
PUCSP / PUCRS / Unicamp
Resumo: Depois de esboçar os elementos essenciais do paradigma freudiano, o artigo prossegue descrevendo a crise desse paradigma tal como ela foi vista por Winnicott, para articular, na sua terceira e última parte, alguns dos aspectos mais inovadores da mudança paradigmática operada pelo psicanalista inglês na disciplina psicanalítica.
Abstract: After presenting in outline the essential elements of the Freudian paradigm, the article goes on to describe its crisis as experienced by Winnicott, in order to articulate, in the third and last section, some of the most innovative aspects of the paradigmatic change introduced by Winnicott into the discipline of psychoanalysis.
Palavras-chave: Freud, Winnicott, paradigma winnicottiano, ser e mundo.
Key words: Freud, Winnicott, winnicott’s paradigm, to be and world.
1
Artigo publicado na Revista Natureza humana, pp 21-47, n1, v. 8, Nov. 2006.
___________________________________________________________________________________________
27
Contemporânea - Psicanálise e Transdisciplinaridade, Porto Alegre, n.01, Jan/Fev/Mar 2007
Disponível em: www.contemporaneo.org.br/contemporanea.php
1. O paradigma freudiano
Não é fácil dizer o que é a psicanálise. Um esclarecimento possível consiste em evocar a afirmação de Freud, reiterada por Winnicott, de que a psicanálise é a ciência de um certo tipo de fatos clínicos. Isso posto, coloca-se uma nova pergunta, ainda mais difícil: que é uma ciência factual e como devem ser pensados a estrutura interna e o desenvolvimento de uma tal disciplina? De acordo com Thomas S. Kuhn, um dos mais influentes epistemólogos da segunda parte do século XX, uma ciência factual madura é o quadro no qual se desenvolve uma atividade de resolução de problemas semelhantes a quebra-cabeças. A estrutura interna