Organizacionla
COMPORTAMENTO MICRO-ORGANIZACIONAL – O FOCO É O INDIVIDUO, E SÃO ESTUDADAS AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS, OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, A PERCEPÇÃO E A MOTIVAÇÃO.
COMPORTAMENTO MESO-ORGANIZACIONAL – ESTUDA OS GRUPOS, TRABALHO EM EQUIPE, COMUNICAÇÃO, LIDERANÇA, CONFLITOS, ESTRESSE.
COMPORTAMENTO MACRO-ORGANIZACIONAL – ENVOLVE O SISTEMA, A CULTURA ORGANIZACIONAL, A ESTRUTURA A MUDANÇA E OS EFEITOS DAS POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS.
OBJETIVOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – EXPLICAR, PREVER E CONTROLAR O COMPORTAMENTO HUMANO.
TEORIA DA SOMBRA – A SOMBRA É O POTENCIAL MENOR, QUE É PRECISO ATIVAR E DESENVOLVER QUANDO OS PROBLEMAS EXIGEM APTIDÕES DIFERENTES DAQUELAS QUE AS PREFERÊNCIAS ESCOLHERIAM. AS PESSOAS APRESENTAM COMPORTAMENTOS DOMINANTES, OU PREFERENCIAIS, AO LADO DE COMPORTAMENTOS SECUNDÁRIOS.
PERCEPÇÃO - É ALGO INDIVIDUAL E INFLUI NA FORMA COMO AS PESSOAS SE COMPORTAM NA ORGANIZAÇÃO; É A BASE PARA O ENTENDIMENTO DO COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES. É O PROCESSO EM QUE AS PESSOAS SELECIONAM, ORGANIZAM E INTERPRETAM INFORMAÇÕES EXISTENTES, POR MEIO DE SUAS IMPRESSÕES SENSORIAIS (TATO, OLFATO, PALADAR, AUDIÇÃO E VISÃO) COM A FINALIDADE DE DAR SENTIDO AO AMBIENTE OU AO MODO COMO VEEM OBJETOS E SITUAÇÃO
AUTOPERCEPÇÃO - CONCEITO QUE CADA UM TEM DE SI MESMO, POIS ELA INFLUENCIA FORTEMENTE A FORMA COMO VEMOS OS OBJETOS E AS PESSOAS. ELA PODE VARIAR DE ACORDO COM AS RELAÇÕES QUE MANTEMOS, O TRABALHO QUE DESENVOLVEMOS E COMO LIDAMOS COM OS NOSSOS SUCESSOS E FRACASSOS.
HETEROPERCEPÇÃO - ESTÁ LIGADO À IMPRESSÃO QUE TENHO A RESPEITO DO OUTRO, PELAS SUAS AÇÕES, PELA SUA VOZ, PELOS SEUS GESTOS, SEU MOVIMENTO, SUA REAÇÃO E PELA EXPERIÊNCIA QUE TIVE COM O OUTRO
TEORIA DA ATRIBUIÇÃO - PROCURA EXPLICAR COMO JULGAMOS DE MANEIRAS DIFERENTES AS PESSOAS, DIANTE DO SENTIDO QUE