organizacional
A ética é para todos os lugares e não somente em empresas mas, em muito casos quando envolve-se dinheiro fácil fica difícil manter-se integro.É com isso gera-se prejuízos as empresas.
Ter maturidade é essencial no nível empresarial, para -se manter ético tem que ser íntegro e profissional e não deixar-se levar pela ganância , poder e avareza.
A corrupção dentro das empresas está cada dia maior. Para não haver corrupção tem que ter clareza nas prestações de conta.
A ENRON, vendia credibilidade, integridade, moral era uma empresa com grande rumo econômico no mundo. Tradicional em serviços públicos, tornou-se uma enorme corretora no setor energia. Criou grandes parcerias e com isso conseguia manipular o faturamento da empresa o balaço contábil era falso. Antes que a concordata tornasse- se pública muitos executivos foram informados e venderam suas ações. A descoberta do falso balanço foi feita por Lynn Brewer, formada em ética de negócios.
Foram várias ações fraudulentas, Andreww Fastow ex- diretor financeiro admitiu o golpe e lavagem de dinheiro.
Várias contas em outras empresas associadas não entravam no balanço e isso enchia os bolsos dos executivos.
Foram 16 anos para aumentar seus lucros de 10 milhões de dólares em 65 milhões de dólares e 24 dias para falir.
Na economia foi a maior inovação no mercado de energia, gás etc. Mas, a ganância e a soberba foi erro fatal da ENRON foram arrogantes, intolerantes e orgulhosos.
Roubaram sem dó dos que eram menos favorecidos. Passaram por cima de ética e não se importavam se estavam prejudicando alguém no seu caminho.
Faziam o que lhes eram possível e impossível só pra obter lucros abusivos e sem medo.
Kenneth Lay, o