Organizacional II TEXTO 02
*As atitudes dos funcionários são claramente importantes para as organizações.
Atitudes negativas: elas significam, ao mesmo tempo, um sintoma de problemas subjacentes e uma causa para futuras dificuldades em uma companhia. Atitudes em declínio podem resultar em greves, diminuição no ritmo de produção, faltas e rotatividade dos funcionários. Elas também podem ser parcialmente responsáveis por reclamações, baixo desempenho, má qualidade dos produtos e fraco atendimento ao consumidor, furtos por parte de funcionários e problemas disciplinares. Os custos organizacionais associados com as atitudes inadequadas dos funcionários podem reduzir severamente a competitividade de uma organização.
Atitudes favoráveis: são almejadas pela administração, pois tendem a estar conectadas a vários outros resultados positivos que os gerentes desejam. A satisfação dos funcionários e uma produtividade elevada são marcas de organizações bem administradas. Os funcionários tendem a estar conectados a resultados positivos que os gerentes desejam.
Um desafio essencial para os gerentes refere-se ao modo como eles vão lidar com os funcionários que esperam cada vez mais terem suas atitudes e seus sentimentos reconhecidos, ao mesmo tempo que buscam recompensas.
Uma gestão comportamental eficaz, que trabalha continuamente para criar um ambiente humano apoiador em uma organização, pode ajudar a produzir atitudes favoráveis.
A satisfação dos funcionários e uma produtividade elevada são marcas de uma organização bem administrada.
A NATUREZA DAS ATITUDES DOS FUNCIONÁRIOS
Atitudes: são sentimentos e crenças que determinam, em grande parte, o modo como os funcionários perceberão seus ambientes, comprometer-se-ão com as ações desejadas e se comportarão. Os gerentes de comportamento organizacional estão essencialmente interessados na natureza das atitudes de seus funcionários com relação a seus empregos, suas carreiras e com