Organismos Transg Nicos
- Selecciona-se o gene (ou genes), e este deve dar ao novo organismo a característica desejada.
Para se produzir organismos transgénicos recorre-se a vários métodos e técnicas de obtenção, os quais explicaremos mais à frente.
Exemplos:
O "arroz dourado"
Centenas de milhões de pessoas sofrem de desnutrição no mundo. Deficiência de ferro em gestantes, com risco de danos ao feto, ou deficiência de vitamina A, capaz de causar cegueira, atingem milhões de pessoas. Um arroz transgênico, enriquecido com beta-caroteno e ferro, desenvolvido por pesquisadores suícos e alemães, seria um exemplo de como a biotecnologia pode ser útil. O famoso arroz dourado, além de conter os genes normais da espécie (Oryza sativa), contém também fragmentos de DNA da bactériaErwinia uredovora e de uma flor, o narciso silvestre.
O mamão transgênico brasileiro
Mamão papaia transgênico, com o mesmo gosto e a mesma aparência, contendo dois genes a mais que o tradicional, foi desenvolvido pela Embrapa, no Brasil. Um dos genes torna a planta resistente ao vírus da mancha anular, ou mosaico, responsável por grandes prejuízos nas plantações da fruta.
Celulose fácil de se extrair
Os usos de transgênicos não se limitam a alimentos. Processos industriais também poderão ser favorecidos. Um exemplo: a indústria de celulose se beneficiaria bastante se pudesse contar, como matéria-prima, com uma planta de teor mais baixo de lignina, que dificulta o processo de extração. Esse tipo de alteração já foi conseguido no exterior, em uma espécie lenhosa, o álamo. Pesquisadores brasileiros, da Embrapa e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, buscam resultado semelhante em eucaliptos, para facilitar a extração de celulose e tornar o processo menos poluente.
Milho para se produzir hormônio
Pesquisadores brasileiros, da Universidade de Campinas e da Embrapa relatam experiência bem-sucedida de isolamento e purificação de hormônio de crescimento humano (hGH), produzido por milho