Organelas e suas Funções
A organela nada mais é, que uma estrutura com características e funções específicas. Numa célula animal encontramos vários tipos de organelas, são elas:
Núcleo
Controla todas as atividades realizadas dentro da célula, por isso costuma ser chamado de”cérebro” da célula. O núcleo possui uma membrana celular, nucléolo e cromatina. Também contém entre outros, os cromossomos. O núcleo tem a função de controlar todas as atividades que são realizadas no interior da célula. Podem existir também um ou mais núcleos em uma célula, que está ausente no caso das células procarióticas.
Membrana Celular
A membrana celular dá forma e estrutura da célula e é responsável pela exploração das organelas reunidas. A membrana também oferece proteção e possui a capacidade da permeabilidade seletiva, pois pode controlar o que entra e sai da célula.
Retículo Endoplasmático
Células
É uma rede de membranas, sacos e tubos, que transporta material de uma parte da célula para outra. O retículo endoplasmático possui dois tipos: o retículo endoplasmático liso, que não tem ribossomos, e o retículo endoplasmático rugoso, que está alinhado como ribossomos.
Ribossomo
Feitos de enzimas do RNA e proteínas, os ribossomos são milhares de estruturas esféricas minúsculas que ajudam no processo de síntese protéica .
Mitocôndrias
Formadas por uma dupla camada de membranas, possui as cristas, que é a parte interna com pregas, são responsáveis pela quebra de moléculas de açúcar para a liberação de adenosina trifosfato , usado para transportar energia de dentro da célula para o metabolismo.
Complexo de Golgi
Formado por diversas camadas que compõem um saco como estrutura. O Complexo de Golgi tem como funções a captação de proteínas e sua distribuição para as outras partes da célula.
Centríolos
Ficam perto do núcleo e são formados por nove tubos com estruturas semelhantes, sendo que cada um deles possui três túbulos. Eles têm a função de liberar o