Organelas e suas funções
Organelas e suas funções:
*Retículo endoplasmático:- conjunto (rede) de canalículos, pequenos vacúolos ou cisternas de natureza membranosa (lipoprotéica).
Tipos:
RE liso ou agranular e RE rugoso ou granular ou ergastoplasma.
Funções:
- Síntese de proteínas (RE rugoso), síntese de lipídios (RE liso ), local de armazenamento, distribuição , inativação e eliminação de substâncias.
*Complexo de Golgi ou sistema Golgiense:- conjunto de bolsas ou cisternas membranosas , achatadas e empilhadas, tendo ao redor (lateralmente) pequenos vacúolos ou vesículas que se desprendem por brotamento( os lisossomos ). Nos vegetais, fragmentado em porções menores são denominados de dictiossomos.
Funções:
Secretora ( síntese de glicoproteínas ou formação do fragmoplasto quando da divisão da célula vegetal-lamela média, síntese de lipídios, principalmente esteróides ) , formação dos lisossomos , formação do acrossomo do espermatozóide.
*Lisossomos:- São vesículas originadas do retículo endoplasmático e do complexo de Golgi, contendo enzimas hidrolisantes ou digestivas ,dispersas no citoplasma de células animais.
Funções:- Digestão intracelular , autofagia ( quando uma estrutura da própria célula é destruída-digerida, podendo suas substâncias serem reaproveitadas) e autólise ( após a morte, as células do organismo entram num processo de autodestruição ou em organismos que sofrem metamorfose, o desaparecimento de determinados órgãos ou partes do corpo, como o desaparecimento da cauda dos girinos, larvas de sapos.
*Ribossomos:- São pequenos grãos não membranosos, presentes em todas as células, ricos quimicamente de proteínas e RNAr, constituídos de duas subunidades.
Função:- Síntese protéica.
*Plastos ou plastídeos:- Orgânulos típicos de células vegetais. São classificados em leucoplastos ou plastos incolores e cromoplastos ou plastos coloridos. São exemplos de leucoplastos: proteoplastos, amiloplastos, oleoplastos, enquanto os cromoplastos mais