Células suas organelas e funções
“O estudo do universo biológico mostra-nos que a evolução produziu uma imensa diversidade de formas viventes. Existem cerca de quatro milhões de espécies de animais, vegetais, protozoários e bactérias, cujos comportamentos, morfologias e funções diferem entre si.
A célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos, assim como o átomo é a unidade fundamental das estruturas químicas. Se, por algum meio, a organização celular for destruída, a função da célula também será alterada.”
(Bases da Biologia Celular e molecular, Eduardo de Robertis José Hib, 2006.)
“Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.” (Unip, 25/10/2012)
Organela é uma estrutura que possui uma função específica, e fica dentro de uma célula. Elas são encontradas nas células eucariontes, que têm um núcleo. No caso dos organismos procariontes, como as bactérias, como não têm núcleo e material genético, flutuam livremente no interior das células. Uma típica célula é composta por uma membrana celular que possui um núcleo no seu interior, dentro do citoplasma, uma substância gelatinosa que une as organelas.
Núcleo
Controla todas as atividades realizadas dentro da célula, por isso costuma ser chamado de”cérebro” da célula. O núcleo possui uma membrana celular, nucléolo e cromatina. Também contém entre outros, os cromossomos. O núcleo tem a função de controlar todas as atividades que são realizadas no interior da célula. Podem existir também um ou mais núcleos em uma célula, que está ausente no caso das células procarióticas.
Membrana Celular
A membrana celular dá forma e estrutura