Organelas citoplasmáticas
Função:
1º)Retículos endoplasmáticos
. A sua função é servir como canal de comunicação entre o núcleo celular e o citoplasma, leva o material de que a célula necessita de um ponto qualquer até seu ponto de utilização. Transportar substância, fazer armazenamento, Facilitador de reações químicas, participa da síntese de lipídios e hormônios e desintoxicação.
2º) Complexo de Golgiense
Complexo de Golgi: são estruturas membranosas e achatadas, cuja função é elaborar e armazenar proteínas vidas do retículo endoplasmático; podem também eliminar substâncias produzidas pela célula, mas que irão atuar fora da estrutura celular que originou (enzimas, por exemplo). Produzem ainda os lisossomos (suco digestivo celular). É responsável pela formação do acrossomo dos espermatozoides, estrutura que contém hialuronidase que permite a fecundação do óvulo. Nos vegetais denomina-se dictiossomo e é responsável pela formação da lamela média da parede celulósica.
3 º)Lisossomos
Lisossomos ou lisossomas são organelas citoplasmáticas que têm como função a degradação de materiais advindos do meio extracelular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos. Todas essas enzimas possuem atividade ótima em pH ácido (aproximadamente 5,0) o qual é mantido com eficiência no interior do lisossomo.
4 º) Peroxissomos acredita-se que participem dos processos de desintoxicação da célula. A função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada - H2O2), uma substância tóxica que necessita ser degradada. Dessa forma, a enzima catalase reage com o peróxido de hidrogênio produzindo água (H2O) e oxigênio molecular (O2).
5 º)Vacúolos (célula vegetal)
Normalmente, nas células vegetais, os vacúolos têm função de guardar substância de nutrição (suco alimentar) ou restos desta digestão (refugo). E regular as trocas de água que ocorrem na osmose.
6 º) Citoesqueleto