Organelas citoplasmaticas
Ribossomos
São estruturas encontradas de forma livre no hialoplasma ou no retículo endoplasmático. Eles atuam em sínteses proteicas no interior da célula. Os ribossomos são organóides que se apresentam sob a forma de partículas globulares com 20x30 nm de diâmetro. Eles são constituídos por duas subunidades de tamanhos diferentes. Estes aparecem em seres procariontes e eucariontes. Aparecem livres no citoplasma ou associados à membrana do retículo endoplasmático. Tanto os ribossomos livres quanto os que integram ao retículo endoplasmático associam-se a filamentos de RNA mensageiro, constituindo os polissomos.
FUNÇÕES
A principal função dos ribossomos é servir de sítio para a tradução, ou seja, síntese de proteínas (reunião de aminoácidos em proteínas); uma vez que duas subunidades (uma grande e uma pequena) são unidas pelo RNAm vindo do núcleo, o ribossomo traduz a sequência do RNAm em uma sequência específica de aminoácidos ou uma cadeia polipeptídica. Síntese, ou tradução proteica, é um processo que requer um filamento de RNA mensageiro (RNAm), RNA´s transportadores e subunidades ribossômicas.
EXEMPLOS
ANTICÓDON- São 3 nucleotídeos presentes no RNAt, esta trinca de nucleotídeos do RNAt que corresponde a um códon complementar em uma molécula do RNAm. Durante a tradução ou síntese proteica, este emparelhamento leva ao alongamento da cadeia de polipeptídeos, uma vez que o RNAt traz o aminoácido correspondente ao ribossomo.
POLIRRIBOSSOMO- É um ribossomo ligado a um tRNA (RNA transportador). O ribossomo sozinho não participa da síntese de proteína; já o polirribossomo participa, sendo indispensável para a construção da cadeia polipeptídica (proteína). O tRNA do polirribossomo possui anticódons, que "lêem" os códons do mRNA, e assim participam da "identificação" dos aminoácidos que formarão a proteína.
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO–
O retículo endoplasmático liso (ou REL) é