Ordem imprudente
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 3. CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O tema abordado é de grande relevância e aplicabilidade, porque mostra que o trabalhador incumbido de uma função que não foi orientado pode sofrer grave acidente.
Um trabalhador foi contratado por uma empresa para alinhar fio de um poste a outro. Para tal fim subia nos postes e com uma catraca puxava o fio de um poste para outro.
Durante a execução da obra, recebera ordem para substituir um colega que vinha faltado, a nova tarefa consistia em detonar uma rocha encontrada na escavação em que seria instalado o poste. No entanto o contratado não tinha preparo algum para realização desta atividade, pois não tinha sido contratado e nem treinado para tal função, e muito menos avisado sobre os riscos e o tipo de produto que iria manipular.
Como havia recebido a incumbência do trabalho, fora executá-lo. Sem nenhum treinamento, orientação, equipamento de proteção coletiva ou individual, sem nenhuma precaução com a saúde e integridade física do trabalhador, podendo e devendo prever o acidente que poderia ser fatal, deram-lhe a imprudente ordem, que ocasionou uma explosão terrível, deixando sequelas permanentes, e irreversíveis a vitima, como amputação da perna, fratura do pé esquerdo ficando deformado, perca quase total da audição, fratura de ambas as mãos, e cicatrizes em seu corpo.
O acidente ocasionado pela imprudência, fora tão grave que lhe foi deferida aposentadoria por invalidez acidentária.
2 DESENVOLVIMENTO
O texto faz uma abordagem sobre a importância de um trabalho de prevenção, pois faz nos refletir fatos que aconteceram nesta empresa como há explosão que vitimou um trabalhador, expondo os riscos ocorridos, a falta de comunicação, e a importância do tecnólogo atuando nesta área capacitando e orientando.