ORDEM IMPRUDENTE
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
1 INTRODUÇÃO
Trabalhador incumbido de uma função sem ser orientado sobre os riscos e sem treinamento para exercer a mesma, sofre grave acidente. No qual teve uma das pernas amputadas, perda quase que total da audição em ambos os ouvidos, fraturas com deformidades permanentes. A vítima teve sequelas permanentes, tanto é que foi lhe deferida aposentadoria por invalidez acidentária.
È necessário, que todas as empresas conheçam e cumpram as Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, que são de observância obrigatória pelas empresas, privadas e públicas e pelos órgãos públicos, da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
2 DESENVOLVIMENTO
1. •Quais ações e medidas poderiam ser adotadas para evitar a explosão?
A única e principal medida a ser adotada, seria a execução do trabalho, ter sido realizada por profissional habilitado e treinado para execução dessa tarefa. Se isso tivesse acontecido certamente não haveria explosão, pois o profissional qualificado estaria executando sua tarefa de acordo com a legislação, cumprindo corretamente o que manda as normas regulamentadoras – NR. Acredito também que uma das ações seria ter feito uma demonstração do produto utilizado seguido de um treinamento, precauções e orientação para o manuseio seguro e prevenção de incêndio e explosões com utilização dos EPI indicados seguindo as normas da NR-19 EXPLOSIVOS.
• Com base nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, quais normas poderiam ser aplicadas para evitar a explosão? De que forma o tecnólogo poderia aplicar as referidas normas?
Segundo a Norma Regulamentadora NR-19 o