resumo do livro
Em poucas páginas essa autora nos convida a viajar nessa ciência para que possamos compreender melhor nossa existência, através dos inúmeros qustionamentos que envolve a construção do ser humano. Quem sou eu? Esse tipo de questionamentos tem levantado inúmeras questões em relação ao ser humano, que cada dia que passa perde com mais frequencia sua própria identidade, um problema antes dos adolescentes que esacerbava a crise de existência, hoje toma conta de todas as gerações e diversas faixas etárias, e o que tem levado a sociedade em geral se perder, perder sua identidade e essa busca descontrolada pelo sucesso, pela beleza, o que também tem lhes rendido certas doenças psicossomáticas, que e um destúrbio emocional que afeta diretamente o organismo fisico, causando as temidas úrceras.. Esses questionamentos são capaz de gerar um interesse maior em darmos continuidade a leitura, como uma maneira de encontrarmos tais respostas aos anseios próprios ou, quem sabe da coletividades social.
Como isso, aprendemos que a psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano em seus diversos aspectos sociais. Por ser um ser repletos de questionamentos e duvidas, essas psicologia veio para ajudar-nos a compreender a nós mesmo e aos outros.
Durante muito tempo a psicologia veio como o estudo da alma, depois como o estudo da mente ou consciência. No seculo XVII e XIX, surgiram duas correntes que dominava o pensamento ocidental: o impirismo inglês comandado por Jhon Locke, que acreditava que a criança nascia como uma tábua rasa, como um papel em branco que so adquiria conhecimento através dos conhecimentos adquiridos no decorrer da vida e a corrente racionaria alemã. E foi durante esse período que surgiu o Associacionismo que e considerado como o movimento que causou a ruptura da pscilogia com a filosofia.
Na segunda parte do livro, a autora caracteriza o homem como um ser