Ordem de Reação
Cinética Química é um ramo na ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. A velocidade de uma reação química homogênea pode ser expressa pela concentração dos reagentes. Seja a reação genérica:
aA + bB → cC + dD
Velocidade da reação = -1 d [A] = - 1 d [B] = 1 d [C] 1 d [D] a dt b dt c dt d dt
As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores como, por exemplo:
Concentração de reagentes: quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. Para que aconteça uma reação entre duas ou mais substâncias é necessário que as moléculas se choquem, de modo que haja quebra das ligações com consequente formação de outras novas.
Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um comprimido de sonrisal triturado, por exemplo, se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque foi aumentada a superfície de contato que reage com a água.
Temperatura: Quase todas as reações químicas ocorrem de forma mais rápida quando suas temperaturas são aumentadas, isso faz com que a probabilidade de ocorrerem colisões efetivas para a antecipação da formação do complexo ativado seja maior.
Catalisadores: os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo sem sofrerem alteração permanente, isto é, durante a reação eles não são consumidos. Os catalisadores permitem que a reação tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação se processe mais rapidamente.
A influência da concentração dos reagentes e da temperatura será verificada conforme a seguinte reação:
Na2S2O3(aq) + H2SO4(aq) → Na2SO4(aq) + SO2(g) + H2O(l) + S (s) (1)
O parâmetro utilizado para observar a velocidade de formação de produtos