ORAÇÃO AOS MOÇOS
“Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros”. Mahatma Gandhi”
AULA 02 - O MUNDO ANTIGO
GRÉCIA
No mundo antigo, destaca-se a Grécia, notadamente, pela cultura helênica1, realçada pelas artes, pela filosofia, pelo ideal político de igualdade, observa-se, ao cabo da história que a civilização grega transmitiu valores, principalmente, em Atenas, onde as primeiras linhas do direito, fundadas pela noção de justiça e da consciência coletiva.
A Grécia situa-se na Europa oriental, em área montanhosa, portanto, pouco fértil, banhada pelo mar Egeu, Jônio e Mediterrâneo, portanto, por sua localização, possibilitava a migração entre os povos daquela região.
Nota-se, que da antiguidade, muito deixou de ser escrito, em função da civilização da época não estar aparelhada, ou melhor, preparada para retratar acontecimentos, situações, modo de viver, sendo medianamente possível resgatar a história pelos aspectos arqueológicos, pelos vestígios deixados, ou seja, pelas moradias, armas e objetos.
A tradição grega trouxe ao mundo a adoção do alfabeto fonético, ou seja, a linguagem articulada, com a criação das vogais.
É notória a distinção entre as principais cidades gregas, Atenas e Esparta e delas herdamos a laicização2 direito e a idéia de que as leis podem ser revogadas pelos mesmos homens que a estabeleceram.
Através da filosofia, temos a grande contribuição dos gregos, como difusores da cultura ocidental, principalmente pelos grandes filósofos Sócrates3, Platão4 e Aristóteles5.
O povo grego considerava a lei como fonte do direito, sendo que esta limitava o poder das autoridades, com a liberdade política consagrada pelo respeito e obediência à lei.
Apenas os homens nascidos em Atenas, maiores de vinte anos, participavam das deliberações em Assembléia. Ausente a participação feminina, dos estrangeiros e dos escravos, cingia-se, pois, a dedicação à vida pública como um dos