Química Experimental - Vidrarias volumétricas
Vidrarias Volumétricas
Grupo 2: - Rafaela Anselmo - Rafael Salgado - Richard Jardim - Rodrigo Magri - Vinícius
Data: 26/03/2013 Introdução Teórica:
Vidraria refere-se a uma grande variedade de equipamentos de laboratório que tradicionalmente são feitos de vidro. Em geral é utilizada em análises e experimentos científicos, principalmente nas áreas de química e biologia.
Atualmente alguns equipamentos estão sendo fabricados com plástico, em sua maioria por razões econômicas, contudo o vidro ainda é muito utilizado devido a sua transparência, resistência ao calor e por ser praticamente um material inerte.
Muitas peças de vidraria são produzidas em vidro boros silicato, por agregar à peça, a resistência ao choque térmico e melhorar a resistência mecânica e aos químicos.
Em algumas aplicações, como por exemplo, no armazenamento de produtos, é utilizado o vidro escurecido para minimizar os efeitos da exposição de seu conteúdo à luz.
Objetivos:
Aprender e se aperfeiçoar no manuseio dos principais instrumentos de vidros volumétricos do laboratório.
Conferir suas medidas de um vidro para o outro.
Materiais Utilizados
Pipeta Volumétrica 10 ml
Erlenmeyer 250 ml
Proveta 50 ml
Béquer 250 ml
Béquer 100 ml
Pera de Segurança de 3 vias
Água destilada
Procedimento Experimental
Para fazermos a sucção do líquido na pipeta graduada e volumétrica, usamos a Pera, assim também conseguimos uma eficiência maior na dosagem.
1. Medimos 50 ml de água destilada utilizando uma proveta e transferimos para um béquer de 100 ml. Anotamos o volume.
2. Medimos 100 ml de água destilada utilizando uma proveta e transferimos para um erlenmeyer de 250 ml. Anotamos o volume.
3. Medimos 10 ml de água destilada utilizando uma pipeta graduada e transferimos para uma proveta de 50 ml. Anotamos o volume.
4. Medimos 10 ml de água destilada utilizando uma pipeta volumétrica e transferimos para uma proveta