Comunica O E Responsabilidade Social
• Comunicação
• Artigo
• Case
• Resenha
Comunicação
O McDonald's e a (Mc)lenda da Responsabilidade Social
Carlos Henrique Rosalino Baságlia
Bacharel em Comunicação Social e Mestrando em Ciências da Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo
Você é daqueles que ainda acredita na (Mc)lenda da responsabilidade social do McDonald´s? Não se engane mais. Isso não passa de mais um "conto da carochinha". Afinal, não precisa ser vidente ou especialista para perceber que o sorriso maroto do palhaço Ronald McDonald (que não é tão bonitinho assim!!!) esconde uma faceta mentirosa: a da irresponsabilidade social.
O McDonald´s, apesar de ter consciência de suas obrigações para com o meio no qual está inserido, não as pratica. Prefere a mentira. Ultimamente, o que ele tem praticado, na verdade, é uma responsabilidade social de fachada. Enquanto o McDonald´s finge que faz, o mercado finge que acredita. É muita conversa fiada, muito blá-blá-blá e quase nenhuma ação concreta. Responsabilidade social que é bom, nada.
Com o intuito de atrair mais consumidores, o McDonald's passou a promover seus produtos como sendo saudáveis (o que é uma (Mc)mentira deslavada!!!), mediante ações de marketing cínicas e mentirosas. Ora, todos nós sabemos que os lanches do McDonald´s fazem mal à saúde. Além de serem altamente ricos em gordura, açúcar e sal, e pobres em fibras e vitaminas, contém muitos aditivos químicos na sua composição, o que pode causar inúmeras complicações médicas, como hipertensão arterial, diabetes, câncer de mama, esôfago e estômago, doenças cardiovasculares, além de ser responsável por danos irreparáveis à saúde emocional de jovens e crianças em fase de crescimento.
Além de incentivar o consumo compulsivo de carne (recordista de acidentes por intoxicação alimentar), por algum tempo, em alguns países da Europa, o McDonald's chegou a alimentar frangos com soja geneticamente modificada que, posteriormente eram vendidos a