oque e cronica
A origem da crônica
A palavra crônica se origina do latim Chronica e do grego Khrónos (tempo). O significado principal neste tipo de texto é precisamente o conceito de tempo, ou seja, é o relato de um ou mais acontecimentos em um determinado período. O número de personagens é reduzido ou até podem não haver personagens. É a narração do cotidiano das pessoas de forma bem humorada, fazendo com que se veja de uma forma diferente aquilo que parece óbvio demais para ser observado.
Apesar de termos ciências do longo caminho percorrido pela crônica até se firmar como gênero, todavia não sabemos ao certo em que momento se deu o seu surgimento em especifico. Na literatura bíblica (1° e 2° das crônicas), a crônica assume apenas o caráter de relato ou lista de acontecimentos ordenados em sequência cronológica, sem qualquer aprofundamento ou reflexão. Com esse aspecto historiográfico, a crônica segue ate o século XII quando a partir da renascença, o termo crônica cedeu vez a historia, finalizando, por conseguinte, o seu milenar sincretismo.
Segundo outras fontes conta-se:
A crônica surgiu quando o escriba, que estava a serviço do rei, faraó, ou qualquer pessoa de grande importância na hierarquia dirigente, registrava operações de compra e venda, e acompanhava seus chefes em todas as campanhas guerreiras, relatando todas as etapas como: derrotas, vitórias e conquistas. Tais registros eram lidos pelos sacerdotes e depois repassados à população que tinha famílias nas guerras.
No século XIX, com o desenvolvimento da imprensa, a crônica