Opções de negociações
Um dos fatores críticos de sucesso para o bom resultado de uma negociação é que ambas as partes tenham bem definidas os objetivos realmente necessários dos que são resultados de um desejo e portanto objetivos pessoais. Os adversários devem se perguntar o que realmente é um objetivo que guiará o objetivo comum e quais que se não obtidos não influenciariam, ou influenciariam pouco no resultado final buscado pelo grupo.
Abaixo 4 dicas rápidas para qualquer negociação:
1) Decida tudo o que é negociável, além do preço: Determine o que você pode oferecer, caso necessário, que tenha um alto valor percebido para o cliente, mas baixo custo para você.
2) Analise suas forças e as necessidades dos clientes: Faça uma lista das coisas que seu cliente vai exigir e querer emocionalmente, o que você tem a oferecer e o que deseja.
3) Estabeleça objetivos: Assim como em qualquer outra atividade, você deve estabelecer um objetivo claro: "o que eu quero que o cliente faça?" e "o que eu tenho de fazer para que ele faça isso?".
4) Não dê mais informações (ou qualquer outra coisa) do que o necessário: alguns vendedores dão descontos que nem haviam sido pedidos e, outras vezes, falam demais, permitindo que os clientes apresentem objeções. Na dúvida, só abra a boca para fazer perguntas – depois, fique quieto e ouça.